ALEGRIA CRISTÃ

15/09/2014 20:07

ANDEMOS, COM ALEGRIA, NA LUZ DO SENHOR !

 

1.   O SENHOR “É UM SOL E ESCUDO”

 

Sunn sunlight.jpg

 

1.1   ELE É LUZ E SALVAÇÃO (Salmo 27:1; 84:11; João 8:12; 12:35,36; 1 João 1:5; Apocalipse 21:23; 22:5)

 

lighthouse(animated) lighthouse17.gif

 

 

- “Salmo 27:1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?”

- “Salmo 84:11 Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.”

- “João 8:12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

1.1.1   PORTANTO, “não há nele trevas nenhumas” (cf 1 João 1:5).

1.1.1.1 Deste modo, o Senhor ILUMINARÁ as nossas TREVAS (cf Salmo 18:28) :

“1 João 1:5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.”

- “Salmo 18:28 Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas.”

 

2.  COM EFEITO …

Vós sois a Luz do mundo - (You are the Light of the world)

 

2.1 OS DISCÍPULOS DE JESUS CRISTO SÃO A LUZ DO MUNDO (Mateus 5:14-16)

- “Mateus 5
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

2.1.1  Importante salientar, que, quem SEGUE ao Senhor, logicamente, NÃO ANDA EM TREVAS, mas NA SUA LUZ [ João 8:12, 12:35; (Isaías 9:2 com Mateus 4:16); (Isaías 2:5 com Efésios 5:8-13); 1 Tessalonicenses 5:4,5; 1 João 1:7 ]

- “João 8:12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

- “Isaías 2:5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR.”

- “Efésios 5
8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz
9 ( Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade );
10 Aprovando o que é agradável ao Senhor.
11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.”

- “1 João 1:7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

2.1.1.1 ANDEMOS, pois, na LUZ DO SENHOR

2.1.2 Quem SEGUE ao Senhor, deve RESPLANDECER a Sua Luz (Salmo 43:3; Isaías 60:1; Mateus 5:14-16 (acima citado); Mateus 13:43; Filipenses 2:15)

- “Filipenses 2:15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;”

 

2.1.3   LOUVOR

 

LOUVAI ao Senhor! - (PRAISE the LORD!)

2.1.3.1 Quem segue ao Senhor,  deve LOUVÁ-LO,  com ALEGRIA

2.1.3.1.1 O MOTIVO do Louvor com Alegria:

2.1.3.1.1.1 Porque o Senhor ILUMINOU as suas TREVAS  (Salmos 18:28,  27:1; 107:8-16; Isaías 9:1,2; Mateus 4:15,16; Lucas 1:76-79; João 1:4; 8:12; 9:5; Colossenses 1:12,13; 1 Pedro 2:9…)

 

- “Salmo 107
8 Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
9 Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.
10 Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro;
11 Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo.
12 Portanto, lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.
13 Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.
14 Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões.”

 

 

 Eu Alegre Vou na Sua Luz  (Sunlight)
Letra:  Judson W. VanDeventer
Port. Arthur Beriah Deter
Música:  Winfield Scott Weeden

 

• Inglês

https://www.joyfulnoisemusic.com/midi/congregation_hymns/sunshine.mid

https://www.cyberhymnal.org/htm/i/w/iwanderd.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/441.html

 

1. I wandered in the shades of night,

Till Jesus came to me,

And with the sunlight of His love,
Bid all my darkness flee.

 

Chorus

Sunlight, sunlight, in my soul today,
Sunlight, sunlight, all along the way;
Since the Savior found me,
Took away my sin,
I have had the sunlight of His love within.

 

2. Tho’ clouds may gather in the sky,
And billows round be roll,
However dark the world may be,
I’ve sunlight in my soul.

 

3. While walking in the light of God,
I sweet communion find;
I press with holy vigor on,
And leave the world behind.

 

4. I cross the wide extended fields,
I journey o’er the plain,
And in the sunlight of His love,
I reap the golden grain.

 

5. Soon I shall see Him as He is,
The light that came to me;
Behold the brightness of His face,
Thro’ out eternity.

 

• Espanhol https://www.himnescristians.com/107.html

 

1. Vagaba yo en el error
Hasta que. vi a Jesús,
Quien con el gozo de su amor,
Llenó mi alma de luz.

 

Coro

 

Gozo, gozo en mi alma hoy,
Gozo, gozo dondequiera voy,
Desde que a Jesús vi, y q su lado fui
De su amor el gozo he sentido en mi.

 

2. Las nubes y Ja tempestad
No apartan de Jesús,
Y en medio de la oscuridad
Me gozo en su luz.

 

3. Andando en la luz de Dios
Encuentro plena paz;
Voy adelante con vigor
Dejando el mundo atrás.

 

4. Veréle pronto como El es,
Raudal de toda luz,
Y gozaré en la eternidad
A causa de su cruz.

 

• Português

 

1.  Perdido, andei, na escuridão,
mas Cristo me encontrou
e com a luz do Seu amor
as trevas dissipou.

 

Eu alegre vou na Sua luz,
pois Jesus agora me conduz.
Desde que me achou da morte me livrou.
Ando sempre alegre, Cristo me salvou.

 

2.  No caso de escurecer
de nuvens todo o céu,
Jesus, bendito Salvador,
é luz que rasga o véu.

 

3.  Andando estou na luz de Deus,
que doce comunhão!
Prossigo sempre com vigor,
deixando o mundo vão.

 

4.  E face a face então verei
Jesus, o Salvador,
o qual a Sua vida deu
por mim, um pecador.

 

 

LOUVOR A CRISTO, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES

 

 

1.  O SENHOR É CRIADOR

1.1  O SENHOR é  CRIADOR de tudo quanto existe [ Gênesis 1 e 2;  Jó 33:4;  Salmos 8:3-5; 89:11; 146:6;  Eclesiastes 3:11;  7:29;  Isaías 45:12;  Romanos 1:20; Colossenses 1:16,17; (Gênesis 1, Salmo 33:6 com  João 1:1-3;  Hebreus 11:3),  Apocalipse 4:11, etc ]

 

- “Eclesiastes 3:11 Tudo fez formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Bíblia Vida Nova)

 

- “Isaías 45:12 Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.”

 

- “Hebreus 11:3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”

2.   O SENHOR É REI

2.1  Ele é “REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES” [ Salmos 2:6-9;  20:1-9;  22:27-31; 24; 89:35,36;   93:1;   (Zacarias 9:9 com Mateus 21:5);  (Salmo 110:1-7 com Atos 2:29-36);  Filipenses 2:5-11; Timóteo 6:14,15;  Hebreus 1:8;   Apocalipse 17:14; 19:16, etc ]

2.1.1  Ele é o LEÃO DE JUDÁ (Gênesis 49:9-11 com Apocalipse 5:5)

 


Jesus: Leão de Judá - (Jesus: Lion of Judah)

 

- “Gênesis 49
9 Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?
10 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos.
11 Atando ele o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira seleta, lava as suas roupas em vinho e a sua vestidura em sangue de uvas.

 

- “Apocalipse 5:5 E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.”

 

2.1.2  O Seu DOMÍNIO é UNIVERSAL E PARA TODO O SEMPRE (cf  1 Crônicas 17:14;  Salmos 2:8;  22:27-31; 89:35,36;   103:19;  Filipenses 2:9-11;  Zacarias 14:9;  Apocalipse 11:15, 19:6, etc).

 

- “Salmo 22
27 Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações.
28 Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações.
29 Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida.”

 

- “Salmo 103:19 O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.”

 

- “Apocalipse 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

 

3.   O SENHOR É REDENTOR

 

 

3.1   Ele é VITORIOSO (*) (Salmos 2:4-12; 22:27-31; Isaías 53:10; Oséias 13:14 com 1 Coríntios 15:55-57; Colossenses 2:13-15; Hebreus 2:14,15; Apocalipse 1:18; 5:5; 6:2; 17:14; 19:11-21, etc)

 

- “Colossenses 2
13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”

 

- Apocalipse 1:18 Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre! e tenho as chaves da morte e do inferno.

 

- “Apocalipse 6:2 E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.”

 

4.   LOUVOR

 


LOUVAI ao SENHOR! - (PRAISE the LORD!)

 

4.1 Louvemos, pois, ao SENHOR, “Deus criador, Deus redentor, Deus Rei dos reis!”, porquanto “Ele morreu! Ele venceu! É Rei dos reis!” (cf Apocalipse 5:11-13; 19:5,6, etc)

 

- “Apocalipse 5
11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
13 E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.”

 

- “Apocalipse 19
5 E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.”

 

Rei dos Reis - (Majesty)
Letra & Música: Jack W. Hayford

 

• Inglês

https://www.hymntime.com/tch/htm/m/a/j/majesty.htm

• Videos:

a) https://www.youtube.com/v/OaRwD2Y7C0s&hl=pt_BR&fs=1

b) https://www.youtube.com/v/PF9ibH6EPz4&hl=pt_BR&fs=1

 

Majesty, worship His Majesty.
Unto Jesus, be all glory, honor and praise!
Majesty, Kingdom authority,
Flow from His throne, unto His own
His anthem raise.

So exalt, lift up on High the name of Jesus.
Magnify, come glorify Christ Jesus, the King!
Majesty, worship His Majesty,
Jesus, who died, now glorified,
King of all Kings!

Majesty, worship His Majesty.
Unto Jesus, be all glory, honor and praise!
Majesty, Kingdom authority,
Flow from His throne, unto His own
His anthem raise.

So exalt, lift up on High the name of Jesus.
Magnify, come glorify Christ Jesus, the King!
Majesty, worship His Majesty,
Jesus, who died, now glorified,
King of all Kings!

So exalt, lift up on High the name of Jesus.
Magnify, come glorify Christ Jesus, the King!
Majesty, worship His Majesty,
Jesus, who died, now glorified,
King of all Kings!

 

• Português

 

Rei dos reis! Deus, criador do Céu!
Honra e glória ao Deus infinito em poder!
Terra e Céu, cantai ao grande Rei!
Deus criador, Deus Redentor, Rei dos reis!

Adorai, glorificai o nome de Cristo!
Exaltai, magnificai Jesus, o Senhor!
Terra e Céu, cantai louvor a Deus!
Ele morreu! Ele venceu! É Rei dos reis!

Adorai, glorificai o nome de Cristo!
Exaltai, magnificai Jesus, o Senhor!
Terra e Céu, cantai louvor a Deus!
Ele morreu! Ele venceu! É Rei dos reis!

Ele morreu! Ele venceu! É Rei dos reis!

 

 

(*) Cristo Vitorioso: Ele “não somente vence os homens e nações que se levantam contra Sua soberania, mas também venceu na cruz à morte e ao inferno (cf Ap 5:5; 6:2)” (cf nota de rodapé da Bíblia Vida Nova)

 

JESUS CRISTO, NOSSA ALEGRIA !

 

 

 A ALEGRIA DE CRISTO NOS HOMENS  [ (Lucas 2:10,11; João 17:13;  Romanos 12:12-15; 14:17; Filipenses 4:4); (Romanos 15:10,11 com Deuteronômio 32:43 e Salmo 117:1), etc]:

 

- “João 17:13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos.”

 

- “Filipenses 4:4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.”

 

 

Jesus, Alegria dos Homens (Jesus Bleibet Meine Freude - Jesu, Joy Of Man’s Desiring)
Letra:   Martin Jahn
Port. J. W. Faustini
Música:   Melodia do Coral: “Werde Munter, Mein Gemüthe”, de J. Schop, J. S. Bach, Coral da Cantata 147

 

1) Alemão (*)

• Vídeos

a) https://www.youtube.com/v/fbn48VS4uGQ&hl=pt_BR&fs=1

b) https://www.youtube.com/v/pA3uhBYP6Lo&hl=pt_BR&fs=1

 

1. Jesu, meine Freude,
Meines Herzens Weide,
Jesu, meine Zier,
Ach wie lang, ach lange
Ist dem Herzen bange
Und verlangt nach dir!
Gottes Lamm, mein Bräutigam,
Außer dir soll mir auf Erden
Nichts sonst Liebers werden.

 

2. Unter deinem Schirmen
Bin ich vor den Stürmen
Aller Feinde frei.
Laß den Satan wittern,
Laß den Feind erbittern,
Mir steht Jesus bei.
Ob es itzt gleich kracht und blitzt,
Ob gleich Sünd und Hölle schrecken:
Jesus will mich decken.

 

3. Trotz dem alten Drachen,
Trotz des Todes Rachen,
Trotz der Furcht darzu!
Tobe, Welt, und springe,
Ich steh hier und singe
In gar sichrer Ruh.
Gottes Macht hält mich in acht;
Erd und Abgrund muss verstummen,
Ob sie noch so brummen.

 

4. Weg mit allen Schätzen!
Du bist mein Ergötzen,
Jesu, meine Lust !
Weg ihr eitlen Ehren,
Ich mag euch nicht hören,
Bleibt mir unbewusst!
Elend, Not, Kreuz, Schmach und Tod
Soll mich, ob ich viel muss leiden,
Nicht von Jesu scheiden.

2) Inglês (*): “Jesu, Joy Of Man’s Desiring”

• Vídeos:

a) https://www.youtube.com/v/pTumhMSOzNk&hl=pt_BR&fs=1

b) https://www.youtube.com/v/a1MoCBeZ2H0&hl=pt_BR&fs=1

 

1. Jesus, my joy,
pasture of my heart,
Jesus, my adornment
ah how long, how long
is my heart filled with anxiety
and longing for you!
Lamb of God, my bridegroom,
apart from you on the earth
there is nothing dearer to me.

 

2. Beneath your protection
I am free from the attacks
of all my enemies.
Let Satan track me down,
let my enemy be exasperated –
Jesus stands by me.
Even if there is thunder and lightning,
even if sin and hell spread terror
Jesus will protect me .

 

3. I defy the old dragon,
I defy the jaws of death,
I defy fear as well!
Rage, World, and spring to attack:
I stand here and sing
in secure peace.
God’s might takes care of me;
earth and abyss must fall silent,
however much they rumble on.

 

4. Away with all treasures!
You are my delight,
Jesus, my joy!
Away with empty honours,
I’m not going to listen to you,
remain unknown to me!
Misery, distress, affliction, disgrace and death,
even if I must endure much suffering,
will not separate me from Jesus.

 

5. Good night, existence
chosen by the world,
you do not please me.
Good night , you sins,
stay far behind me.
Come no more to the light1
Good night , pride and splendour,
once and for all, sinful existence,
I bid you good night.

6. Go away, mournful spirits,
for my joyful master,
Jesus, now enters in.
For those who love God
even their afflictions
become pure sweetness.
Even if here I must endure shame and disgrace,
even in suffering you remain,
Jesus, my joy

 

3) Português

 

É Jesus minha alegria.
Meu prazer consolo e paz.

Ele as dores alivia,
E minh’alma satisfaz.

É Jesus meu sol fulgente.
Meu tesouro permanente.

Eu por isso O seguirei.
E jamais O deixarei.

 

(*) Fonte: https://www.bach-cantatas.com/Texts/Chorale062-Eng3.htm

 

 

ALEGRIA POR CAUSA DO PERDÃO DOS PECADOS

 

 

 

1.  O SENHOR É MISERICORDIOSO, COMPASSIVO, LONGÂNIMO, GRANDE EM BENIGNIDADE E PERDOADOR (Salmo 103; Salmo 86:15; Salmo 130:4; Isaías 43:25; Jeremias 31:34; Miquéias 18,19; Atos 3:19; Efésios 2:1-10; Tito 3:4-7; Hebreus 8:11,12; 10:17; 1 Pedro 2:9,10; 2 Pedro 3:9; 1 João 1:7-9, etc)

 

- “Salmo 103
8 Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.
9 Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira.
10 Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.
11 Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
12 Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
13 Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem.
14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.”

 

- “Isaías 43:25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.”

 

- “Miquéias 7
18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.
19 Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.”

 

- “Atos 3:19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,”

 

- “Hebreus 10:17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.”

 

1.1  PORTANTO,  o CONVITE de JESUS para que TODOS possam desfrutar de grande ALEGRIA,  por causa  do  PERDÃO dos PECADOS:

 

1.1.1    “VINDE A MIM” (cf Mateus 11:28-30)

 

- Mateus 11
28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

 

 

Meu Fardo (*) Ele Levou - (My Sins Are Gone) 
Letra & Música:   N. B. Vandall

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/421.html

www.youtube.com/embed/Pqk3d2CpXX0?rel=0

 

1.  Eu canto sempre alegre e vou dizer porque:
Meu fardo Ele levou.
Se alguém me perguntar como foi, eu lhe direi:
“Meu fardo Ele levou.”

 

Seu sangue derramou e meu coração lavou,
Os meus pecados todos carregou.
No mar do esquecimento p’ra sempre os quis deixar,
meu fardo Ele levou.

 

2.  E quando em minha vida Jesus veio habitar,
meu fardo Ele levou.
De mim Senhor tornou-se, o mal não temerei,
meu fardo Ele levou.

 

3.  Ao vir Satan tentar-me, eu lhe direi assim:
“Meu fardo Ele levou.”
Minh’alma perturbaste, porém foi tudo em vão,
meu fardo Ele levou.

 

4.  P’ra Cristo eu vivo agora e bem feliz estou,
meu fardo Ele levou.
Divina melodia minh´alma entoará,
meu fardo Ele levou.

 

 

(*)  Fardo: “… O convite é para se rejeitar o jugo cruel do mundo e do pecado, e para receber o suave de Cristo (é suave porque Cristo carrega o peso por nós);…” (cf nota da Bíblia Vida Nova).

 

REGOZIJEMO-NOS SEMPRE NO SENHOR ! 

 

1. REGOZIJO (*)

 

1.1 O REGOZIJO no Senhor, deve ser em todos os momentos; em toda e qualquer circunstância (Atos 16:25; Filipenses 4:4; 1 Tessalonicenses 5:16, etc)

 

- “Filipenses 4:4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.”

 

1.2 O REGOZIJO no Senhor (ou, “alegria espiritual”) pode, também, ser expresso por meio CÂNTICOS (Salmo 71:23; Efésios 5:19; Colossenses 3:16; Tiago 5:13):

 

- “Efésios 5:19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;”

 

1.2.1 O MOTIVO DO REGOZIJO

1.2.1.1 Por causa da SANTIDADE e BONDADE do Senhor

 

- “Salmo 30:
4 Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.
5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

 

1.2.1.2 Por causa das maravilhosas OBRAS do Senhor (Salmos 107; 148, etc)

1.2.1.2.1 Por causa da obra de REDENÇÃO operada pelo Senhor (1 Samuel 2:1; Salmo 21:1; Salmo 30:1-5; 71:23; 105:43; 107:28-31; Isaías 61:10; Jeremias 31:10-13; Lucas 1:46,47; 67-79, etc )
 
- “Salmo 71:23 Os meus lábios exultarão quando eu te cantar, assim como a minha alma, que tu remiste.”

 

1.3 ALEGRIA como um Hino do Arrebol:

 

1.3.1 “Que ela seja pura e bela como o hino do arrebol “ (**)

 

 

Dá-Me Ó Deus Uma Alegria - (Joyful, Joyful, we Adore Thee – Jubilosos Te Adoramos)
Letra: Henry van Dyke
Música: Hino “To Joy”, da 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven

 

• Inglês

a) https://www.cyberhymnal.org/htm/j/o/joyful.htm

b) https://www.oremus.org/hymnal/j/j251.html

 

• Vídeos:

a) https://www.youtube.com/v/3fkvyYNsjPc&hl=pt_BR&fs=1

b) https://www.youtube.com/v/fdX-Q_R8QbQ&hl=pt_BR&fs=1

c) https://www.youtube.com/v/XoZTO43-W9I&hl=pt_BR&fs=1

d) https://www.youtube.com/v/Ojb8yO1Q19Q&hl=pt_BR&fs=1

 
1. Joyful, joyful, we adore Thee, God of glory, Lord of love;
Hearts unfold like flowers before Thee, opening to the sun above.
Melt the clouds of sin and sadness; drive the dark of doubt away;
Giver of immortal gladness, fill us with the light of day!

 

2. All Thy works with joy surround Thee, earth and heaven reflect Thy rays,
Stars and angels sing around Thee, center of unbroken praise.
Field and forest, vale and mountain, flowery meadow, flashing sea,
Singing bird and flowing fountain call us to rejoice in Thee.

 

3. Thou art giving and forgiving, ever blessing, ever blessed,
Wellspring of the joy of living, ocean depth of happy rest!
Thou our Father, Christ our Brother, all who live in love are Thine;
Teach us how to love each other, lift us to the joy divine.

 

4. Mortals, join the happy chorus, which the morning stars began;
Father love is reigning o’er us, brother love binds man to man.
Ever singing, march we onward, victors in the midst of strife,
Joyful music leads us Sunward in the triumph song of life.

 

• Espanhol (Jubilosos, Te Adoramos):https://www.youtube.com/v/EdNC85j64zM&hl=pt_BR&fs=1

 

1. Jubilosos, te adoramos, Dios de gloria y Salvador,
nuestras vidas te entregamos como se abre al sol la flor.
Ahuyenta nuestros males y tristezas, oh Jesús.
anos bienes celestiales, llénanos de gozo y luz.

 

2. Tierra y cielo están gozosos, reflejando así tu amor;
ángeles y estrellas todos cantan siempre tu loor.
Monte, valle, río y fuente, campo, selva y ancho mar
nos recuerdan que constante te debemos alabar.

 

3. Tú que siempre nos perdonas, danos hoy tu bendición;
Tú, que todo proporcionas, da tu paz al corazón.
Padre, y Cristo nuestro hermano para siempre tuyos son
los que en todo trato humano buscan tu alta aprobación.

 

4. Oh, mortales, hoy cantemos con el coro celestial;
como hermanos habitemos en amor santo y real.
Alabando siempre vamos en la vida a conquistar;
si gozosos caminamos fácil nos será triunfar.

 

• Português

 

1. Dá-me ó Deus uma alegria que me expulse a dor e o mal,
como expulsa a noite fria a alegria matinal.
Que ela seja pura e bela como o hino do arrebol.
Como a adoração singela duma flor abrindo ao sol.

 

2. Vindo o dia que meu canto seja um hino a luz solar,
vindo a noite dá-lhe o encanto dos eflúvios (***) do luar.
Sempre eu siga em meus caminhos na alegria ou na dor
imitando os passarinhos em canções de puro amor.

 

3. Se na dor eu for vencido, esmagado sob a cruz,
se for surdo o meu ouvido os meus olhos, já sem luz.
Nada temo sempre envias nova luz ao morto olhar
E uma fonte de alegrias dentro em mim farás brotar.

 

4. Se algum dia acaso vires anuviado o meu olhar.
Ó transforma em arco-íris os meus prantos, luz sem par!
Este arco sempre encerra na neblina, em fluido véu.
Lágrimas que são da terra e alegria que é do céu.

 

(*) Regozijar [Do esp. regocijar.] Verbo transitivo direto. 1.Causar regozijo a; alegrar muito: (…) (cf o Dicionário Eletrônico Aurélio)

(**) Arrebol [De ar-2 + lat. rubore, ‘rubor’, com dissimilação.] Substantivo masculino. 1.Vermelhidão do nascer ou do pôr-do-sol (…) (cf o Dicionário Eletrônico Aurélio)

(***) Eflúvio: 1. Emanação (…) (cf o Dicionário Eletrônico Aurélio)

 

A VERDADEIRA ALEGRIA

 

 

 

2.  A VERDADEIRA ALEGRIA OBTÉM-SE CRENDO EM JESUS CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR

 

2.1   A CONFIANÇA NO SENHOR

 

• Salmo 9:10 Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.

 

• Salmo 22:4,5
4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.
5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.

 

• 1 João 2:28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.

 

2.2   A ALEGRIA NO SENHOR

 

• João 17:13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.

 

• Filipenses 4:4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

 

 Romanos 14
17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
18 Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.

 

 

Que Alegria É Crer em Cristo - (‘Tis So Sweet to Trust in Jesus)
Letra:  Louisa M. R. Stead
Port. Salomão Luiz Ginsburg
Música:  William James Kirkpatrick

 

• Inglês

https://www.hymnal.net/hymn.php/h/568

https://www.cyberhymnal.org/htm/t/i/tissweet.htm

https://www.joyfulnoisemusic.com/midi/congregation_hymns/tissoswe.mid

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/542.html

https://www.a-voice.org/songbook/ghf257.htm

 

• Vídeo: ” ‘Tis So Sweet to Trust in Jesus ” (by Altar of Praise Men’s Chorale):https://www.youtube.com/v/M98sTXVvftY&hl=pt_BR&fs=1

 

1. ’Tis so sweet to trust in Jesus,
And to take Him at His Word;
Just to rest upon His promise,
And to know, “Thus says the Lord!”

 

Refrain

 

Jesus, Jesus, how I trust Him!
How I’ve proved Him o’er and o’er
Jesus, Jesus, precious Jesus!
O for grace to trust Him more!

 

2. O how sweet to trust in Jesus,
Just to trust His cleansing blood;
And in simple faith to plunge me
’Neath the healing, cleansing flood!

 

3. Yes, ’tis sweet to trust in Jesus,
Just from sin and self to cease;
Just from Jesus simply taking
Life and rest, and joy and peace.

 

4. I’m so glad I learned to trust Thee,
Precious Jesus, Savior, Friend;
And I know that Thou art with me,
Wilt be with me to the end.

 

• Espanhol
https://www.cyberhymnal.org/non/es/ocdefecri.htm

 

1. Oh, cuán dulce es fiar en Cristo,
Y entregarse todo a Él;
Esperar en Sus promesas,
Y en Sus sendas serle fiel!

 

Coro

 

Jesucristo, Jesucristo,
Ya Tu amor probaste en mí;
Jesucristo, Jesucristo,
Siempre quiero fiar en Ti.

 

2. Es muy dulce fiar en Cristo,
Y cumplir Su voluntad,
No dudando Su Palabra,
Que es la luz y la verdad.

 

3 Siempre es grato fiar en Cristo,
Cuando busca el corazón,
Los tesoros celestiales,
De la paz y del perdón.

 

4. Siempre en Ti confiar yo quiero,
Mi precioso Salvador;
En la vida y en la muerte,
Protección me dé Tu amor.

 

• Português

 

1. Que alegria é crer em Cristo,
em Seu nome confiar,
Observar os Seus ensinos,
nas promessas descansar!

 

Coro

 

Cristo! Cristo! Eu confio
em Teu nome e em Teu poder.
Cristo, meu Senhor amado,
faze minha fé crescer!

 

2. Que alegria é crer em Cristo,
ter certeza de perdão!
Receber de Cristo mesmo
vida, paz e salvação!

 

3. Que alegria é crer em Cristo,
meu Amigo e Salvador!
Andarei seguro sempre,
bem feliz em Seu amor.

 

 

 

CANTAREI AO SENHOR, PORQUE ELE ME REMIU !

 

“CANTAREI AO SENHOR ENQUANTO EU VIVER” (cf Salmo 104:33, e também, Juízes 5:3; Salmos 13:5,6; 57:7; 59:16,17; 89:1; 101:1;

 

 

 

- “Juízes 5:3 Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao SENHOR; salmodiarei ao SENHOR Deus de Israel.”

 

- “Salmo 13
5 Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação.
6 Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.”

- “Salmo 104:33 Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu existir.”

 

 

Cantando Vou - (Singing I go)
Letra: Eliza Edmunds Hewitt
Música: William James Kirkpatrick

 

• Inglês

https://www.cyberhymnal.org/htm/s/i/singinig.htm

 

1. The trusting heart to Jesus clings,
Nor any ill forebodes,
But at the cross of Calv’ry, sings,
Praise God for lifted loads!

 

Refrain

 

Singing I go along life’s road,
Praising the Lord, praising the Lord,
Singing I go along life’s road,
For Jesus has lifted my load.

 

2. The passing days bring many cares,
“Fear not,” I hear Him say,
And when my fears are turned to prayers,
The burdens slip away.

 

3. He tells me of my Father’s love,
And never slumb’ring eye,
My everlasting King above
Will all my needs supply.

 

4. When to the throne of grace I flee,
I find the promise true,
The mighty arms upholding me
Will bear my burdens too.

 

• Português

 

1. Meu coração a Cristo dei,
banido é todo o mal.
Ao pé da cruz eu me prostrei,
pois deu-me amor real.

 

Refrão

 

Em meu viver cantando vou:
Glória ao Senhor! Glória ao Senhor!
Em meu viver cantando vou,
Pois Cristo meu fardo levou.
 (*)

 

2. Perante o trono de meu Rei,
Fiel promessa ouvi:
“Meu forte braço te sustém.” (**)
Depus meu fardo ali.

 

3. P’ra sempre então eu viverei
com Cristo, meu Senhor.
Louvores sempre cantarei,
por Seu eterno amor!

 

 

 

(*) Fardo:
 

- “Mateus 11
28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

 

(**) “Meu forte braço te sustém
 

- “Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”