ARREPENDIMENTO & CONFISSÃO

15/09/2014 20:06

CONFISSÃO DE PECADOS E PERDÃO POR CRISTO

 
 

- Romanos 10:9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;

 

- “Romans 10: 9 That if thou shalt confess with thy mouth the Lord Jesus, and shalt believe in thine heart that God hath raised him from the dead, thou shalt be saved.”

 

 A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO (Lucas 15:11-32)

 

• Lucas, Capítulo 15: https://www.youtube.com/v/b4aet9R1m1Q&hl=pt_BR&fs=1

• Luke, Chapter 15: https://www.youtube.com/v/SwPVW3IGrSo&hl=pt_BR&fs=1

• Lucas, Capitulo 15: https://www.youtube.com/v/dzIzVFIN9rA&hl=pt_BR&fs=1

• Luca, Capitolo 15: https://www.youtube.com/v/v7iEvd3hCts&hl=pt_BR&fs=1

• Luc, Chapitre 15: https://www.youtube.com/v/SNVAbYpY9Uw&hl=pt_BR&fs=1

• Lukas, Kapitel 15: https://www.youtube.com/v/UUlqokqCBAE&hl=pt_BR&fs=1

 

1. O PECADO

 

1.1  Convém salientar,  antes de tudo,  que PECADO É LOUCURA  (Deuteronômio 22:21; 32:6; Salmo 38:5; Provérbios 5:22,23; Eclesiastes 7:25; Lucas 11:39,40; 12:20; Lucas 11:39,40; 12:20; Romanos 1:22, etc)

 

- “Eclesiastes 7:25 Eu me volvi, e apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão de tudo, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura.”

 

1.2  O PECADO do Filho Pródigo  (Lucas 15:11-16)

1.2.1  O pródigo, além de deixar a casa do pai, “Desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente” (v 13)

1.2.1.1  O pródigo, pois,  encontrava-se LOUCO;  estava “fora de si

2.  CONTUDO, O RECONHECIMENTO DO PECADO

2.1    O pródigo reconhece a sua LOUCURA:  “tornando em si“ (Lucas 15:17)

 

- “Lucas 15:17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!”

 

3. ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO E CONFISSÃO (Lucas 15:18-21)

Levantar-me-ei e irei para o meu pai - (I will arise and go to my father)

- “Lucas 15
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

 

 

- “Lucas 15
20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21 Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.”

4. PERDÃO e EFEITOS DO PERDÃO (Lucas 15:22-24)

 


O pródigo retorna e uma festa é preparada – (The prodigal returns and a feast is prepared)

4.1  Alegria (vv 22-24)

4.2  Salvação (v 24)

4.2.1   O filho “tinha-se perdido, e foi achado” (v 24)

 

- “Lucas 15
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.”

 

5. O SENHOR É PERDOADOR [ Êxodo 34:6,7; Salmo 32:5; 86:5,15; 103:1-5; 130:3-5; Provérbios 28:13; (Jeremias 31:33,34 com Hebreus 8:12 e 10:17-23); Miquéias 7:18,19; Mateus 9:2; Lucas 5:24; 7:48; 15:21-32; 23:39-43; João 6:37; Atos 3:19; Efésios 2:1-10; 4:32b; Colossenses 1:12-14; 2:9-15; 1 Timóteo 2:5,6; Tito 2:11; 3:3-7; Hebreus 4:15,16; 9:15; 1 João 1:9; 2:1,12; Judas 1:21, etc]

 

- “Salmo 86:5 Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.”

- “Salmo 130
3 Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?
4 Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.
5 Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.”

- “Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”
 
- “João 6:37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”

 

5.1 PORTANTO

5.1.1 Confessemos os nossos pecados ao SENHOR (como fez, por exemplo, o filho pródigo), e ELE nos perdoará (cf Romanos 10:9; Hebreus 4:15,16 e 1 João 1:9; 1 João 2:1,2, etc).

 

- “Hebreus 4
15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.”

 

- “1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

 

5.1.2 Conservemo-nos no amor de Deus, “esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna,” conforme Judas 1:21:

 

- “Judas 1:21 conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.”

5.2 FESTA NO CÉU

5.2.1 Saliente-se, por fim, que há ALEGRIA NO CÉU quando um PECADOR se ARREPENDE (cf Lucas 15:10):

- “Lucas 15:10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.”

 

 

• Há Livre Perdão (Mercy Is Boundless And Free)
Letra: Henrietta E. Blair (Fanny Crosby)
Música: William James Kirkpatrick

https://www.hymntime.com/tch/htm/m/e/r/mercyibf.htm

 

1. Glória a Jesus, pois há livre perdão,
há livre perdão, há livre perdão!
Vem, pecador, aceitar este dom:
De Deus um livre perdão!
Vem, sim, agora em Jesus confiar,
Jesus confiar, Jesus confiar;
vida perene vais nEle encontrar;
e pleno e livre perdão!

 

Refrão

 

Cristo está pronto p’ra te perdoar,
p’ra te perdoar, p’ra te perdoar!
Ó pecador, porque não aceitar?
Em Deus há livre perdão.

 

2.  Longe de Cristo só podes sofrer,
só podes sofrer, só podes sofrer;
mas nos Seus braços há sumo prazer;
em Deus há livre perdão!
Trevas te cercam? Oh! vem para a luz,
oh! vem para a luz, oh! vem para a luz,
paz, força e vida terás em Jesus;
e pleno e livre perdão!

 

3.  Basta pensar só no Seu grande amor,
no Seu grande amor, no Seu grande amor,
no Seu sofrer e na morte de horror,
p’ra ver que há livre perdão!
Arrependido te entrega a Jesus,
te entrega a Jesus, te entrega a Jesus,
que te concede perdão pela cruz;
sim, pleno e livre perdão!
 
4.  Sim, há perdão para aquele que crer,
aquele que crer, aquele que crer!
E mesmo agora tu podes obter
de Deus um livre perdão.
Cristo espera, sim, vem como estás,
sim, vem como estás, sim, vem como estás;
Oh! vem agora, pois receberás
um pleno e livre perdão!

 

 

DEUS deseja a SALVAÇÃO de todas as PESSOAS, conforme João 3:16; 1 Timóteo 2:4; Tito 2:11:

- “1 Timóteo 2:4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”


 

O FILHO QUE VOLTOU AO LAR PATERNO

 

 

 

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO (Lucas 15:11-32)

 

• Lucas, Capítulo 15: https://www.youtube.com/v/b4aet9R1m1Q&hl=pt_BR&fs=1

• Luke, Chapter 15: https://www.youtube.com/v/SwPVW3IGrSo&hl=pt_BR&fs=1

• Lucas, Capitulo 15: https://www.youtube.com/v/dzIzVFIN9rA&hl=pt_BR&fs=1

• Luca, Capitolo 15: https://www.youtube.com/v/v7iEvd3hCts&hl=pt_BR&fs=1

• Luc, Chapitre 15: https://www.youtube.com/v/SNVAbYpY9Uw&hl=pt_BR&fs=1

• Lukas, Kapitel 15: https://www.youtube.com/v/UUlqokqCBAE&hl=pt_BR&fs=1

 

- “Lucas 15
11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

 

 

 

Levantar-me-ei e irei para o meu pai - (I will arise and go to my father)

 

- “Lucas 15
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

 

 

 

- “Lucas 15
20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

 

 

O pródigo retorna e uma festa é preparada - (The prodigal returns and a feast is prepared)

- “Lucas 15 
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.”

 

“O FILHO QUE VOLTOU AO PAI” (*)
https://olhares.aeiou.pt/de_volta_a_casa/foto1392521.html
 

I - A VOLTA consiste em:

1)  Arrependimento (v 18, uma nova atitude);

2)  Confissão de pecado e indignidade
 
3)  Entrega total ao Senhor (cf Romanos 1:1)

4)  Conversão, “foi”

II -  A SALVAÇÃO consiste no AMOR do Pai que:

1)  Aguardou-o;

2)  Compadeceu  dele;

3)  Abraçou-o e o beijou
 
4)  Proveu:

a)   melhor roupa (cf Mateus 22:11);

b)   anel para selar, indicando reconciliação e autoridade;

c)   sandálias (de homem livre, cf Gálatas 5:1). O escravo andava descalço); e,

d)   uma festa (comunhão)

è Vem, Ó Pródigo (Calling the Prodigal)

Letra & Música:  Charles H. Gabriel
Port. Paulo L. Macalão

 

• Inglês

https://www.cyberhymnal.org/htm/c/a/callprod.htm

https://nethymnal.org/htm/c/a/callprod.htm

 

• Vídeo: https://www.youtube.com/v/8y2XIOxf3KA&hl=pt_BR&fs=1

 

1. God is calling the prodigal, come without delay,
Hear, O hear Him calling, calling now for thee.
Tho’ you’ve wandered so far from His presence, come today,
Hear His loving voice calling still.

 

Refrain

 

Calling now for thee, O weary prodigal, come;
Calling now for thee, O weary prodigal, come.

 

2. Patient, loving and tenderly still the Father pleads,
Hear, O hear Him calling, calling now for thee;
Oh! return while the Spirit in mercy intercedes,
Hear His loving voice calling still.

 

3. Come, there’s bread in the house of the Father, and to spare,
Hear, O hear Him calling, calling now for thee;
Lo! the table is spread and the feast is waiting there,
Hear His loving voice calling still.

 

 

• Português

 

1.  Vem, ó pródigo, vem sem tardar, te chama Deus,
Ouve-O chamando, sim, chamando a ti;
tu que vagas errante escuta a voz dos céus,
ó escuta a voz de amor! (de amor!)

 

Refrão

Deus espera por ti, perdido pródigo vem;
Deus espera por ti, perdido pródigo vem. 
(pródigo vem.

 

2.  Com paciência e ternura te chama o Senhor
Ouve-O chamando, sim, chamando a ti.
Vem, enquanto te chama o meigo Salvador,
Ó escuta a voz de amor! (de amor!)

 

3.  Lá na casa do Pai abundância há de pão,
Ouve-O chamando, sim, chamando a ti.
Já está pronta a mesa com toda provisão,
Ó escuta a voz de amor! (de amor!)

 

(*) Nota Homilética constante da Bíblia Vida Nova


 

PECADO - ARREPENDIMENTO & CONVERSÃO - SALVAÇÃO

 

 

O Filho Pródigo Retorna ao Lar -  (The Prodigal Son Returns Home)

 

 A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO (Lucas 15:11-32)

 

• Lucas, Capítulo 15: https://www.youtube.com/v/b4aet9R1m1Q&hl=pt_BR&fs=1

• Luke, Chapter 15: https://www.youtube.com/v/SwPVW3IGrSo&hl=pt_BR&fs=1

• Lucas, Capitulo 15: https://www.youtube.com/v/dzIzVFIN9rA&hl=pt_BR&fs=1

• Luca, Capitolo 15: https://www.youtube.com/v/v7iEvd3hCts&hl=pt_BR&fs=1

• Luc, Chapitre 15: https://www.youtube.com/v/SNVAbYpY9Uw&hl=pt_BR&fs=1

• Lukas, Kapitel 15: https://www.youtube.com/v/UUlqokqCBAE&hl=pt_BR&fs=1

 

- “Lucas 15
11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

 

 


Alimentando os porcos - (Feeding the pigs) - Lucas 15:15,16

 

- “Lucas 15
15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

 


Filho Pródigo pensando - (Prodigal Son thinking) - Lucas 15:17-19

- “Lucas 15
17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

 


Pai correndo para encontrar o filho - (Father running to meet son)

 

 

O Pai beija o filho - (Father kisses the son) - Lucas 15:20

- “Lucas 15
20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

 

 


Comamos e alegremo-nos - (Let us eat and be merry) - Lucas 15:23

- “Lucas 15 
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
25 E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
26 E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
27 E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
28 Mas ele se indignou, e não queria entrar.
29 E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
31 E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
32 Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.”

 

 

• Filho Pródigo (Where Is My Boy Tonight?)
Letra  & Música:  Robert Lowry
Port. William Edwin Entzminger

https://www.cyberhymnal.org/htm/w/i/m/wimbtont.htm

 

1.  Ide meu filho procurar, já prestes a perecer
no meio dos males, no pecar,
sua alma a se corromper.

 

Oh! ide buscá-lo já! Oh! ide buscá-lo já!
Oh! com amor, com intenso fervor,
Oh! ide buscá-lo já!

 

2.  Oh! quem me dera contemplar
agora esse filho meu!
Oh! como desejo vê-lo entrar
na senda que vai ao céu!

 

3.  Ide buscar meu filho já,
tão vil é o seu viver;
trazei-me meu filho como está,
pois tanto o desejo ter!

 

 

DO PECADO PARA A SALVAÇÃO

O Retorno do Filho Pródigo ao Lar (The Prodigal Son Returns Home)

 

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO (Lucas 15:11-32) 

1.    PRODIGALIDADE (ou, LOUCURA)   (vv 11 – 17)

 

1.1   A LOUCURA do filho (Pecado é loucura, cf o versículo 17; Salmo 38:1-5; Provérbios 5:22,23, etc), e a CONSEQÜÊNCIA da sua loucura. 

- "Lucas 15
11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos; 
12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. 
13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. 
14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. 
15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. 
16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. 
17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!" 

 2.   O ARREPENDIMENTO do filho (v 18)

2.1  Arrependimento = mudança de mentalidade ou pensamento 

 

Levantar-me-ei e irei para meu pai - (I will arise and go to my father)

- "Lucas 15
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; 
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros." 

 

3.   A CONVERSÃO do Filho (“De volta à casa” e o AMOR do Pai (vv 20-32)

3.1  Conversão = mudança de direção,  ou seja, " dar meia volta" 

 

- "Lucas 15
20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. 
21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

 

 

O pródigo retorna e uma festa é preparada - (The prodigal returns and a feast is prepared)

- "Lucas 15
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 
23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 
24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. 
25 E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. 
26 E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. 
27 E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 
28 Mas ele se indignou, e não queria entrar. 
29 E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; 
30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. 
31 E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; 
32 Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se."

 

 

• Volto Ao Lar, Senhor (Lord I’m Coming Home) 
Letra & Música:  William J. Kirkpatrick

https://www.cyberhymnal.org/htm/l/c/lcomingh.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/162.html

 
1.  Bem longe do Senhor vaguei, 
volto agora ao lar. 
Veredas más eu palmilhei; 
Ó Deus, volto ao lar.

 

Volto ao lar, volto ao lar, 
Não há mais vagar. 
Abre os braços Teus de amor. 
Volto ao lar, Senhor. 

 

 2.  Meu tempo em vão desperdicei, 
volto agora ao lar. 
Lamento as transgressões da lei; 
Ó Deus, volto ao lar.

 

3.  ‘Stou farto de pecado e dor, 
volto agora ao lar. 
Confio em Ti, em Teu amor. 
Ó Deus, volto ao lar.

 

4.  Teu sangue puro me é mister, 
volto agora ao lar. 
Qual neve, puro, faz-me ser. 
Ó Deus, volto ao lar.


 

"SONDA-ME, Ó DEUS"

 
 

 

CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO (Salmo 51; 32:5; 139:23,24; Provérbios 28:13; 1 João 1:9) 

 

- "Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."

 

- "Salmo 51 
1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 
3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 
4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares."

 

• Salmo 139 
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. 
24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

 

- Salmo 32:5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.

 

- "1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

 

 

• Sonda-me, ó Deus (*) (Cleanse Me) 
LETRA: Edwin Orr 
Port. Werner Kaschel 
Melodia tradicional maori 

 

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/534.html

https://www.a-voice.org/songbook/ghf166.htm

 

1.   Sonda-me, ó Deus, pois vês meu coração; 
prova-me, ó Pai, Te peço em oração. 
De todo mal libertar-me, Senhor, 
também da transgressão que oculta for.

 

2.   Vem me limpar dos vis pecados meus, 
conforme prometeste, meu bom Deus. 
Faze-me arder e consumir de amor, 
pois quero Te magnificar, Senhor.

 

3.   Todo o meu ser, que já não chamo meu, 
Quero gastá-lo no serviço Teu. 
Minhas paixões Tu podes dominar: 
Ó Santo Deus, vem sempre em mim estar!

 

4.   Lá do alto céu o avivamento vem, 
a começar em mim e indo além. 
O Teu poder, as bênçãos, Teu favor 
concede aos que são Teus, ó Pai de amor.

 

 

(*)  "Quem quer clamar contra os pecados de outrem, deve cuidar de estar submisso à disciplina santificadora de Deus (cf 2 Coríntios 12:9,10; Hebreus 12:10; Tiago 1:2,3)"  (cf nota de rodapé da Bíblia Vida Nova)