CONSAGRAÇÃO

15/09/2014 19:44

 

1. AÇÃO DE GRAÇAS

1.1 O SENHOR nos LIBERTOU do Poder das TREVAS (Salmo 107), e também, Isaías 61:1,2; Lucas 4:18,19; Gálatas 1:3,4; Colossenses 1:12-14; Pedro 2:9,10…)

 

 

- “Salmo 107
10 Quanto aos que se assentavam nas trevas e sombra da morte, presos em aflição e em ferros,
11 por se haverem rebelado contra as palavras de Deus, e desprezado o conselho do Altíssimo,
12 eis que lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.
13 Então clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias.
14 Tirou-os das trevas e da sombra da morte, e quebrou-lhes as prisões.
15 Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!
16 Pois quebrou as portas de bronze e despedaçou as trancas de ferro.”

 

- “Gálatas 1
3 Graça e paz da parte de Deus Pai e da de nosso Senhor Jesus Cristo,
4 O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,”

 

- “1 Pedro 2
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.”

 

2.   PORTANTO…

2.1 ORAÇÃO POR AUXÍLIO DIVINO

2.1.1 Oração rogando por diretrizes de Deus (Salmos 25; 86, 107; 143, etc)

 

- “Salmo 25
4 Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas.
5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.”

 

- “Salmo 86
11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.
12 Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.
13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo.”

 

- “Salmo 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.”

 

2.1.1.1 Vale ressaltar que o SENHOR é a LUZ (Salmo 27:1; Isaías 9:2 com Mateus 4:16; João 1:9; 3:19; 8:12; 1 João 1:5)

 

- “João 8:12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

 

2.1.1.1.1 A vontade do SENHOR é que andemos na Sua LUZ (Isaías 2:5; Mateus 5:14-16; Efésios 5:8; 1 João 1:7; 2:10…)

 

- “Isaías 2:5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.”

 

- “Efésios 5:8 pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”

 

- “1 João 1:7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.”

 

 

 No Querer de Deus - (Sweet Will God)

Letra & Música:  Leila N. Morris

 
• Inglês

 

https://www.cyberhymnal.org/htm/s/w/sweetwog.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/462.html

 

• Vídeos:

a) https://www.youtube.com/v/GjX1_-S9jDc&hl=pt_BR&fs=1

b) https://www.youtube.com/v/Px3hburO7e8&hl=pt_BR&fs=1

 

1. My stubborn will at last hath yielded;
I would be Thine, and Thine alone;
And this the prayer my lips are bringing,
Lord, let in me Thy will be done.

Refrain

Sweet will of God, still fold me closer;
Till I am wholly lost in Thee;
Sweet will of God, still fold me closer,
Till I am wholly lost in Thee.

2. I’m tired of sin, footsore and weary,
The darksome path hath dreary grown,
But now a light has ris’n to cheer me;
I find in Thee my Star, my Sun.

3. Thy precious will, O conqu’ring Savior,
Doth now embrace and compass me;
All discords hushed, my peace a river,
My soul, a prisoned bird, set free.

4. Shut in with Thee, O Lord, forever,
My wayward feet no more to roam;
What pow’r from Thee my soul can sever?
The center of God’s will my home.

 

• Português
 

1.  Meu vil querer a Ti enfim rendeu-se,
e para sempre há de ser só Teu.
Hoje meus lábios fazem esta prece;
Cumpra-se em mim o Teu querer.

Refrão

Do Teu querer, conserva-me bem perto,
Até que eu tenha Teu poder.
Do Teu querer, conserva-me bem perto.
Até que eu seja somente Teu.

2.  Cansado, exausto, triste e ferido,
Andei nas trevas do caminho mau.
Mas hoje sinto a glória em minh’alma,
Pois encontrei o meu Senhor.

3.  De Ti mais perto sempre me conserva,
E nunca, nunca mais irei errar.
Pois se presente, tenho Tua vontade.
Sempre na luz eu vou andar.

 

 

 

1. A VISÃO DE JACÓ E O SEU CHAMAMENTO: Deus chama a Israel em visões para descer para o Egito (Gênesis, 46:1-27)

- “Gênesis 46:2 E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.”

- “Genesis 46:2 And God spake unto Israel in the visions of the night, and said, Jacob, Jacob. And he said, Here [ am ] I.”

 

1.1   CONSEQÜENTEMENTE …

 

1.1.1    Joseph’s Families Journey to Goshen Due to the Famine - [Jornada das Famílias de José para Gósen (Egito), em virtude da Fome em Canaã (Gênesis, Caps 43 - 46)], em obediência ao mandado do Senhor:https://ebibleteacher.com/batlasweb/sld016.htm

 

1.1.2   The Journeys of Joseph - [ (As Jornadas de José) Gênesis 37; 39-46 ]:https://www.levendwater.org/atlas/atlas023.htm

 

2. A VISÃO DE ISAÍAS E O SEU CHAMAMENTO: Isaías é escolhido e consagrado para profeta (Isaías, Cap. 6)

 

- “Isaías 6:8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”

 

- “Isaiah 6:8 Also I heard the voice of the Lord, saying, Whom shall I send, and who will go for us? Then said I, Here [ am ] I; send me.”

 

3. FOME E SEDE DE OUVIR AS PALAVRAS DO SENHOR

 

- “Amós 8:11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.”

 

- “Amos 8:11 Behold, the days come, saith the Lord GOD, that I will send a famine in the land, not a famine of bread, nor a thirst for water, but of hearing the words of the LORD: ” 
 

 

Eis-me Aqui Senhor - (Here I Am Lord)
Letra & Música:   Chris A. Bowater
Port. D. Schutte, Adap. Z. Oliveira

https://preciouslordtakemyhand.com/publish/christianhymns/here-i-am-lord/

 

 

·   Vídeos:

a)      https://www.youtube.com/v/rzp83SWRNZw&hl=pt_BR&fs=1&

b)      https://www.youtube.com/v/rWKFGXFD40I&hl=pt_BR&fs=1&

c)      https://www.youtube.com/v/CmRJMoMvkWY&hl=pt_BR&fs=1&

 

 

1.   Eu, Senhor do céu e mar, ouço o povo a mim clamar,
da tristeza e do pecar posso salvar.
Lua e estrelas eu criei, medo e trevas tirarei,
a Palavra lhe darei, quem enviarei?

 

Eis-me aqui, Pai, quem sou eu, Pai?
Eu ouvi Tua voz a me chamar.
Eu irei, Pai, guia-me, Pai,
Tratarei Teu povo com amor.

 

2.   Eu, Senhor da chuva e sol, suportei do povo a dor,
e com lágrimas de amor o vi fugir.
Corações quebrantarei, com amor moldá-los-ei,
A Palavra lhe darei, quem enviarei?

 

3.   Eu, Senhor da terra e ar, do aflito irei cuidar,
Um banquete lhe darei, salvá-lo-ei.
Dar-lhe-ei do melhor pão p’ra alegrar-lhe o coração,
minha vida lhe darei, quem enviarei?

 

 

 

 

 O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO (2 Coríntios 5:18-21)

 

-“2 Coríntios 5
18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”

 

• PORTANTO,  o SENHOR confiou-nos o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO, de sorte que temos o privilégio de ser seus EMBAIXADORES ,  ou,   VASOS  em Suas mãos, na transmissão da Palavra de Reconciliação a todos os homens.  Neste sentido,  também,  2 Coríntios 3.7:

 

  ”2 Coríntios 3:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte.”

 

• Vaso Apenas (Channels Only)
Letra:  Mary E. Maxwell
Música:  Ada Rose Gibbs

https://www.cyberhymnal.org/htm/c/h/channels.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/496.html

 

1.  Oh! Senhor, eu Te agradeço
por tirar minha aflição.
Teu amor que não mereço
veio encher meu coração.

 

Vaso apenas, oh! meu Mestre,
nas Tuas mãos eu quero ser.
Tira tudo que impede;
enche-me do Teu poder.

 

2.  Eu entrego a minha vida
para Te servir Senhor.
Seja toda a minha lida
só falar do Teu amor.

 

3.  Se vazio Tu me enchas
com o Teu poder, Senhor.
Necessito da Tua força
para Te servir melhor.

 

 

 

Eu Amo Jesus - (I Love Jesus)

1.   PEDRO e JESUS

1.1   Pedro é interrogado por Jesus:  “amas-me mais do que estes?” (*)  (João 21:15-17)

 

- “João 21

15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

 

2.   UMA DECLARAÇÃO DE AMOR E FÉ (Salmo 18:1-3)

 

- “Salmo 18
1 EU te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.
2 O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

 

3.  REFLEXÃO:   ==> Estamos nós  amando ao Senhor mais do que tudo, conforme, também,  Deuteronômio 6:5; Marcos 12:30; Lucas 10:27?

 

 

Amas-me Mais (Lovest thou Me) 
Letra & Música:   William J. Gaither

 

• Vídeo: “Lovest thou Me”: https://www.youtube.com/v/y0Ba5vXfR-s&hl=pt-br&fs=1

 

Neste tempo temos mais conforto,
Muitos vivem na luxúria (**) aqui.
Mas o Mestre ainda pergunta:
Amas-me mais, mais do que tudo?
Amas-me a mim?

 

Te amo mais que este mundo outorga
Meus pecados eu entrego a Ti.
A minha vida a Ti consagro,
Te amo mais, mais do que tudo.
Amas-me a mim?

 

Amas-me mais do que estes? (*)
O que responderás?
Oh! meu Senhor, Te amo mais que tudo aqui.
Mais que a fama, mais que as riquezas.
Sim, muito mais (Sim, muito mais).

 

 

 

(*)  “Estes outros”  tem sentido duplo:

1) coisas da profissão e

2) pessoas.

Pedro amaria a Cristo mais que os outros discípulos?

(*) Me amas (gr phileõ  “ser amigo”).  Após usar agapaõ  “amar desinteressadamente”,  duas vezes, Jesus passa a usar a palavra que Pedro usou três vezes” (grifei) 

(*) FONTE:   Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova

 

 

(**) Luxúria:   [Do lat. luxuria.] (…) 2.Incontinência, lascívia; sensualidade.
3.Dissolução, corrução, libertinagem.
 (…) (cf o Dicionário Eletrônico Aurélio).

Trata-se, pois, de UMA das OBRAS DA CARNE, segundo Gálatas 5:19-21:

 

- “Gálatas 5
19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.” 

 

Em contrapartida, as OBRAS DO ESPÍRITO, conforme Gálatas 5:22, são:

 

- “Gálatas 5:22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

 

 

O Altar do Sacrifício - (The Altar of Sacrifice) 

 

1.    ALTAR no Velho Testamento

1.1   ADORAÇÃO COM SACRIFÍCIO DE ANIMAIS 

•  A FOTO constante do site https://www.ebibleteacher.com/images/stonealt.jpg  é de um modelo do ALTAR de PEDRAS, descrito no Velho Testamento, segundo informação colhida do referido site. Era lugar de ADORAÇÃO ou SACRIFÍCIO DE ANIMAIS.

 

2.   ALTAR no Novo Testamento 

 

2.1   ADORAÇÃO com SACRIFÍCIO DE NÓS MESMOS

 

2.1.1    CRISTO tornou todo SACRIFÍCIO DE ANIMAIS OBSOLETO. Mas sempre há lugar para o CULTO prestado por CORAÇÕES OBEDIENTES (cf Romanos 12:1,2):

 

- “Romanos 12:1,2 
1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” 

 

2.1.1.1    CONSEQÜENTEMENTE  (ou seja, em conseqüência da OFERTA FINAL de JESUS pelos nossos PECADOS, conforme Hebreus 9:11-28; 10:1-18),  temos apenas a OBRIGAÇÃO de:

 

a)   OFERECER SACRIFÍCIOS DE GRATIDÃO E LOUVOR A DEUS (cf Hebreus 13:15,16; 1 Pedro 2:9), com PUREZA DE CORAÇÃO, e Ele nos OUVIRÁ (cf Salmo 66:17-19; João 15:7);

 

b)  CUIDAR dos nossos IRMÃOS na fé (cf ‘religião pura’ em Tiago 1:27):


- “Hebreus 13:15,16 
15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. 
16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.” 

 

2.1.2  CONDIÇÃO para a RESPOSTA às ORAÇÕES

 

2.1.2.1   "Vida pura e limpa cheia de amor" (Salmo 66:18; Isaías 1:11-15;  Mateus 5:23,24; João 9:31;  15:7;  Tiago 4:3;  1 Pedro 3:7, etc) 

 

- “Salmo 66:18 Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;”

- "João 15:7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito."

 

 

Fonte utilizada na elaboração do esboço acima:  Bíblia Vida Nova  

 

 

 

• Tudo Sobre o Altar (Is your All on the Altar) 
Letra & Música: Elisha A. Hoffman 
Port.  M. Porto Filho

https://www.cyberhymnal.org/htm/i/s/isyoural.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/156.html

https://www.a-voice.org/songbook/ghf381.htm

 

1.   Em fervente oração vem o teu coração, na presença de Deus derramar. 
Mas não podes fruir o que estás a pedir, sem que tudo abandones no altar.

 

Quando tudo perante o Senhor estiver, e todo o teu ser Ele controlar. 
Só então hás de ver que o Senhor tem poder, quando tudo deixares no altar! 

 

2.   Maravilhas de amor te fará o Senhor atendendo a oração que aceitar. 
Seu imenso poder te virá socorrer, quando tudo deixares no altar.

 

3.   Se orares então sem que teu coração frua a paz que o Senhor pode dar, 
é que Deus não sentiu que tua alma se abriu, tudo, tudo deixando no altar.