DEUS-FILHO, Amigo

15/09/2014 18:43

 - “Salmo 66:16 Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma.” 

 

1. JESUS É MEU AMIGO, SALVADOR E SENHOR

 

Jesus Cristo é meu Amigo, meu Salvador e meu Senhor - (Jesus Christ is my Friend my Savior and my Lord)

 

1. JESUS CRISTO É O NOSSO MELHOR AMIGO 

 

1.1 Ele é Amigo mais chegado do que um irmão (Provérbios 18:24b; João 15:13-15)

 

- "Provérbios 18:24b "... mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão."

 

- “João 15 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. 

 

2.   JESUS CRISTO É SALVADOR [ Salmo 116:6; Salmo 107 (Ele salva de todas as tribulações);  Atos 4:12;  Efésios 2:8-9;  Tito 3:3-7, etc ]

 

- “Salmo 116:6 O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou.” 

 

- “Salmo 107 10 Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro; 11 Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo. 12 Portanto, lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse. 13 Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades. 14 Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões. 15 Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens." 

 

- "Atos 4:12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." 

 

- “Efésios 2 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”

 

3.  JESUS CRISTO É SENHOR (Salmo 136:3; João 20:28;  Romanos 15:5,6;  Gálatas 6:14;  Efésios 5:19,20;  Filipenses 2:5-11; 3:8; 1 Timóteo 6:11-16; 2 Tessalonicenses 2:16,17; Apocalipse 19:16, etc)

 

- "Apocalipse 19:16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores."

 

4. Deste modo, Jesus Cristo é o nosso Bom e Fiel Amigo è Um Bom Amigo e Fiel Achei - (Saved, Saved)

Letra & Música: Jack P. Sholfield, estrofes 1 a 3 David William Hodges, estrofe 4 Port. William Edwin Entzminger, estrofes 1 a 3

 

https://www.cyberhymnal.org/htm/s/a/savdsavd.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/431.html

https://www.preciouslordtakemyhand.com/christianhymns/savedsaved.

 

1.  Um bom amigo e fiel achei - Jesus, meu Salvador. 

Aquilo que Ele já fez por mim eu conto a todos com fervor. 

 

Graça real, sem fim, mostra o Senhor por mim. 

Vivo na luz, meu amigo é Jesus, sou feliz, feliz.

 

2.  Do mal vem sempre me defender, e assim seguro estou. 

Com forte braço, com Seu poder, ampara-me por onde vou. 

 

3.  E, quando triste e carente estou, eu posso recorrer 

ao Seu tesouro celestial e ricas bênçãos recolher. 

 

4. Com Cristo podes ter comunhão e andar em plena paz; 

se aceitas hoje o Seu perdão, feliz p’ra sempre viverás.

 

 

- “Salmo 119:72 Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata.” 

 

1.  JESUS CRISTO É O NOSSO MELHOR AMIGO (Provérbios 17:17; 18:24b com João 15:13-15, e também, Filipenses 1:21) 1.1 Jesus é melhor que OURO e BENS

 

1.2 Jesus é melhor que qualquer VALOR 1.3 Jesus é melhor que POSIÇÕES

 

- "Mateus 16:26 Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?"

 

1.4 Jesus é mais PURO que a linda FLOR [ Cantares de Salomão 1:3; 2:1; 5:16; Hebreus 4:15; 9:28; 1 Pedro 1:18,19; (Isaías 53:7 com Mateus 27:13,14 e 1 Pedro 2:22,23) ]

 

- "Cantares 2:1 EU sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales."

 

- "Cantares 5:16 A sua boca é muitíssimo suave, sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém."

 

- “1 Pedro 2:22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano;”

 

1.5 Jesus é AMOR 1.5.1 Ele nos ama demais (João 3:16; 15:9-13; Romanos 5:6-8; 1 João 2:12; 4:9,10...)

 

 

 

Jesus Ama Você demais! - (Jesus Loves You this much!)

 

- “João 15:9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.”

 

- "João 15:13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."

 

1.6 Jesus é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA (Efésios 4:21; João 10:10; 14:6; 20:31; 1 João 5:11-13, etc)

 

 

Jesus é o único caminho para o Céu - (Jesus is the (One and Only) Way to Heaven)

 

- “João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” 1.7 Jesus é LUZ (Salmo 107:8-14; Isaías 9:2; Mateus 4:16; João 1:8,9; 8:12; 1 João 1:5...)- “João 8:12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

 

1.8 Jesus é PAZ (Isaías 9:6; João 14:27; 20:19,21,26; Efésios 2:14; Colossenses 3:15, etc)

 

- "1 João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." 

 

 

Jesus É Melhor - (I’d Rather Have Jesus)

Letra: Rhea F. Miller Música: Beverly Shea

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/391.html

https://www.a-voice.org/songbook/rather.htm

https://www.ylw.mmtr.or.jp/~johnkoji/hymn/Idrather.html 

 

• Vídeos:

 

a)https://www.youtube.com/v/z3cV0ZmHwbA&hl=pt_BR&fs=1

b)https://www.youtube.com/v/mI0f2m-1HcQ&hl=pt_BR&fs=1

c)https://www.youtube.com/v/BoLq1yoS07s&hl=pt_BR&fs=1   

 

1.  Jesus é melhor, sim, que o ouro e bens. Jesus é melhor do que tudo que tens. 

Melhor que riquezas, e posições, Melhor muito mais do que milhões. 

 

Pode ser um rei com poder nas mãos, Mas do mal escravo sim. 

Mil vezes prefiro o meu Jesus, E servi-Lo até o fim.

 

2.  Jesus é melhor que qualquer valor. Amigo leal no prazer e na dor. 

Melhor do que tudo, Ele é p’ra mim. Melhor que qualquer bom amigo enfim. 

3.  Jesus é mais puro que a linda flor, Jesus é melhor, Ele sim, satisfaz. 

Jesus é melhor, sim, Ele é amor. Caminho, luz, verdade e paz.

 

 

illustraion of Latina lady: Yo tengo un amigo que me ama, su nombre es Jesucristo.

Eu tenho um amigo que me ama. Seu nome é Jesus Cristo. Jesus Cristo é meu Salvador.

 

1.  JESUS,  O MELHOR AMIGO QUE TEMOS   

1.1 Ele é amigo mais chegado do que um irmão

 

- “Provérbios 17:17 O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.”

 

- “Provérbios 18:24b "...  mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão.” 

 

- “João 15 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.”  

 

O Melhor Amigo - (The Best Friend to Have Is Jesus)

Letra & Música:   Peter Philip Bilhorn Port. João Gomes da Rocha 

 https://www.cyberhymnal.org/htm/b/e/f/befriend.htm

 

1.  Sei que o amigo melhor é Cristo; quando a tempestade assalta a fé. 

Pronto estende a Sua mão, tranqüiliza o coração; Sim, o amigo melhor é Cristo. 

 

Jesus é o melhor amigo, Jesus é o melhor amigo. 

Sim, repreende com dulçor, e me anima com vigor. 

Sim, o amigo melhor é Cristo.

 

2.  Oh! que amigo precioso é Cristo! Nele encontro amor, consolo e paz. 

Em Seus braços esperarei; nada mais eu temerei. Sim, o amigo melhor é Cristo. 

Jesus é o melhor amigo, Jesus é o melhor amigo, 

Sim, repreende com dulçor, e me anima com vigor. 

im, o amigo melhor é Cristo.

 

3.  Ao passar pelo vale escuro, e chegando às águas do Jordão.

Não receio, pois Jesus, salvo à pátria me conduz. 

Sim, o amigo melhor é Cristo. Jesus é o melhor amigo, 

Jesus é o melhor amigo, Sim, repreende com dulçor, e me anima com vigor. 

Sim, o amigo melhor é Cristo.

 

4.  Na mansão eternal eu junto com os santos, transformados já. 

Este canto de louvor entoaremos ao Senhor: 

Sempre o amigo melhor é Cristo! 

Jesus é o melhor amigo, Jesus é o melhor amigo. 

Do pecado me salvou, para o céu me preparou. S

im, o amigo melhor é Cristo.

 

 

O SENHOR NÃO DESAMPARA O JUSTO (Salmo 37:25; 40:17; 55:22; 139:9,10; Isaías 41:10; Mateus 6:25,34; Filipenses 4:11-13; Hebreus 13:5,6; 1 Pedro 5:7

 

- “Salmo 55:22 Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado. 

 

- “Salmo 37:25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.”

 

- "Salmo 40:17 Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu."

 

- “Hebreus 13:5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”

 

- “1 Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”  

 

Amigo Incomparável - (No, Not One)Letra: Johnson Oaktman Jr. Música: George C. Hugg

 

https://www.cyberhymnal.org/htm/n/o/nonotone.htm

 

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/296.html   

 

1.  Nenhum amigo há igual a Cristo! Não, nenhum! Não, nenhum! 

Outro não há que minha alma salve! Não, nenhum! Não, nenhum! 

 

Cristo sabe das nossas lutas; guiará até o fim chegar; 

Nenhum amigo há igual a Cristo, não nenhum! Não, nenhum! 

 

2.  Nenhum momento Ele me abandona! Não, nenhum! Não, nenhum! 

Não há desgosto que não suavize! Não, nenhum! Não, nenhum! 

 

3.  Nenhum amigo há tão nobre e santo! Não, nenhum! Não, nenhum! 

Também não há tão humilde e manso! Não, nenhum! Não, nenhum! 

 

4.  Crente nenhum é desamparado! Não, nenhum! Não nenhum! 

Nenhum ansioso há que é rejeitado! Não nenhum! Não nenhum!

 

 

I. AMIZADE

 

1.1 Amigos 

 

• Provérbios 18:24a "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável,..."

 

1.2 Amigo mais que irmão

 

1.2.1    Há um Amigo mais chegado do que um irmão  

 

- "Provérbios 18:24b  " ... mas há um amigo mais chegado do que um irmão."

 

1.2.1.1 Seu nome é Jesus Cristo

 

Eu tenho um amigo que me ama. Seu nome é Jesus Cristo. Jesus Cristo é meu Salvador "João 15 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”

 

 

 

II. ORAÇÃO

 

 2.1 Jesus Cristo (nosso amigo por excelência), nos manda Vigiar e Orar [(Mateus 6:5-13; 7:7,8; 26:4; Marcos 14:38; Lucas 11:5-11; João 14:13,14; 15:16); e também (1 Tessalonicenses 5:17; 1 Pedro 4:7; 1 João 5:14,15...)] 

 

- "Mateus 26:-41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." - "João 15:16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda."  

 

Em Jesus Amigo Temos - (What a Friend We Have in Jesus)

Letra: Joseph Scriven Port. Kate Stevens Crawford Taylor Música: Charles Crozart Converse 

 

• Inglês

https://www.cyberhymnal.org/htm/w/a/f/wafwhij.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/345.html

 

 

• Vídeos: 

a)https://www.youtube.com/v/HkrF0G7pAFU&hl=pt_BR&fs=1

b)https://www.youtube.com/v/CLAg2NDcOt4&hl=pt_BR&fs=1

c)https://www.youtube.com/v/IwOxjrCyXsU&hl=pt_BR&fs=1

 

• Albanês:https://www.cyberhymnal.org/non/sq/cmiknesh.htm

 

1. Ç’mik na është Jezus Krishti Në çdo rast ai na mbron Ç’provilegj t’i shpiem 

Zotit Çdo gjë zemrën na lëndon O ç’paqtim shumë herë largojmë O ç’mundime heqim kot 

Vetëm se s’ia bëjmë të njohur Me të falur të madhit Zot. 

 

2. Kemi ngasje dhe mundime Jemi mbushur me hidhërim Le t’ia bëjmë të njohur 

Zotit Na dhuron Ai paqëtim Mund të gjemë mik të tillë Tjetër Mik si Zotin Krisht 

Jo pra zemrën hap tregoji Ç’të mundon ty kotësisht. 

 

3. Nëse je rëndë i ngarkuar Edhe barrën nuk mban dot Ngri lart sytë dhe vështro 

Zotin Veten mos mundo më kot Të mërzisin njerëzia 

Nuk të mbet mbi dhe një mik Ia thuaj të gjitha Zotit Ai të është mik besnik. 

 

• Crioulo (*):https://www.cyberhymnal.org/non/cpf/algnozsj.htm

 

1. A la gnou Zanmi sé Jézu, Tout péché nou sé chaj li! 

A la gnou biinfé: pou pòté pinn ba li nan la priè! Konbiin foua la pé nou pédi, konbiin charin nou subi; 

Pouki? Paské nou pa pòté, tout ba li nan priè. 

 

2. Si gin tantasion ak touman, ou traka ninpòt kouman 

Nou pa pou janm dékourajé; Jezu la nan la prié. Ki lés zanmi ki si fidél, ki fé nanm blié doulé-l ? 

Jézu konnin sa féblès yé, jouinn ak li na la prié. 

 

3. Nou santi-n féb? nou pa kapab? Ki lés flo nape pasé? 

Sové a di li résponsab: Jouinn ak li nan la prié, si zanmi ou yo blié ou 

Di Jézu-l li tandé ou, lapeé tann ou li bra li louvri Jézu vlé ba ou la vie. 

 

• Espanhol:https://www.literaturabautista.com/node/7 e https://www.cyberhymnal.org/non/es/oqanecri.htm

 

• Vídeo:https://www.youtube.com/v/TTDMiz7rHx0&hl=pt_BR&fs=1

 

1. ¡Oh qué amigo nos es Cristo! Él llevó nuestro dolor, 

Él nos manda que llevemos Todo a Dios en oración. 

¿Está el hombre desprovisto De paz, gozo y santo amor? 

Esto es porque nos llevamos Todo a Dios en oración. 

 

2. ¿Estás débil y cargado De cuidados y temor? 

A Jesús, refugio eterno, Díle todo en oración. 

¿Te desprecian tus amigos? Cuéntaselo en oración; 

En sus brazos de amor tierno Paz tendrá tu corazón. 

 

3. Jesucristo es nuestro amigo: De esto prueba nos mostró, 

Pues para llevar consigo Al culpable, se humanó. 

El castigo de su pueblo En su muerte él sufrió; 

Cristo es un amigo eterno; ¡Sólo en Él confío yo! 

 

• Francês :https://www.cyberhymnal.org/non/fr/quel_ami.htm

 

1. Quel ami fidèle et tendre Nous avons en Jésus-Christ! 

Toujours prêt à nous entendre, À répondre à notre cri! Il connaˆt nos défaillances, 

Nos chutes de chaque jour, Sévère en ses exigences, Il est riche en son amour. 

 

2. Quel ami fidèle et tendre Nous avons en Jésus-Christ! 

Toujours prêt a nous comprendre, Quand nous sommes en souci! Disons lui toutes nos craintes, 

Ouvrons lui tout notre coeur. Bientôt ses paroles saintes Nous rendront le vrai bonheur. 

 

3. Quel ami fidèle et tendre Nous avons en Jésus-Christ! 

Toujours prêt a nous défendre Quand nous presse l’ennemi! Il nous suit dans la męlée, 

Nous entoure de ses bras, Et c’est lui qui tient l’épée, Qui décide des combats. 

 

4. Quel ami fidèle et tendre, Nous avons en Jésus-Christ, 

Toujours prêt à nous apprendre, 

À vaincre en comptant sur lui! S’il nous voit vrais et sincères 

À chercher la sainteté, Il écoute nos prières Et nous met en liberté. 

 

5. Quel ami fidèle et tendre, Nous avons en Jésus-Christ, 

Bientôt il viendra nous prendre Pour être au ciel avec lui. 

Suivons donc l’étroite voie, En comptant sur son secours. 

Bientôt nous aurons la joie De vivre avec lui toujours. 

 

• Russo:https://www.cyberhymnal.org/non/ru/what_a_friend_we_have_in_Jesus_ru.htm

 

1. Что за Друга мы имеем? Нас Он к жизни пробудил, 

В Нем мы счастием владеем, В Нем источник вечных сил. 

Ах, как часто мы страдали, Боль терпя напрасно там, 

Где просить мы забывали, Чтоб один помог Он нам. 

 

2. Искушенье ль нас тревожит, Жизнь печальна ли у кого, 

Каждый пусть из нас возложит Скорбь свою всю на Него. 

Он один среди вселенной Может свет средь тьмы пролить; 

Лишь Христос один мгновенно Может горе облегчить. 

 

3. Изнываем мы под зноем Этой жизни суетной; 

Сердце лишь Ему откроем, И Он даст душе покой. 

Если нас друзья забыли, Скажем Господу о том, 

И Христос проявит в силе, Что Он верный Друг во всем. 

 

• Iorubá (**): https://www.cyberhymnal.org/non/yo/orewolaini.htm

 

1. Ore wo l’ani bi Jesu, ti o ru banuje wa! 

Anfani wo lo po bayi lati ma gbadura si! 

Alafia pupo l’a nsonu, a si ti je rora po, 

Tori a ko fi gbogbo nkan s’adura niwaju re. 

 

2. Idanwo ha wa fun wa bi? A ha nni wahala bi? 

A ko gbodo so ’reti nu; sa gbadura si Oluwa. 

Ko s’oloto orebi re ti ole ba wa daro, 

Jesu ti mo ailera wa; sa gbadura s’Oluwa. 

 

3. Eru ha nwo wa l’orun bi, aniyan ha po fun wa? 

Olugbala je abo wa, sa gbadura s’Oluwa. 

won ore ha sa o ti? Sa gbadura s’Oluwa. 

 

• Português • Vídeo:https://www.youtube.com/v/8nTMFfe5exM&hl=pt_BR&fs=1

 

1.  Em Jesus amigo temos, mais chegado que um irmão. 

Ele manda que levemos tudo a Deus em oração. 

Oh, que paz perdemos sempre! 

Oh, que dor no coração, só porque nós não levamos tudo a Deus em oração. 

 

2.  Temos lutas e pesares, enfrentamos tentação, 

mas conforto recebemos indo a Cristo em oração. 

Haverá um outro amigo de tão grande compaixão? 

Aos contritos Jesus Cristo sempre atende em oração. 

 

3.  E, se nós desfalecemos, Cristo estende-nos a mão, 

pois é sempre a nossa força e refúgio em oração. 

Se este mundo nos despreza, Cristo dá consolação; 

em Seus braços nos acolhe e ouve a nossa petição.  

 

 

 

(*) Crioulo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crioulo_haitiano

 

(**) Iorubá: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_iorub%C3%A1

 

Contato

HINOS EVANGÉLICOS (GOSPEL HYMNS) sogcruz@terra.com.br