OBEDIÊNCIA & SUBMISSÃO

15/09/2014 17:35

1. O SENHOR NOS MANDA OBSERVAR, GUARDAR E CUMPRIR OS SEUS MANDAMENTOS (Levítico 25:18; Mateus 22:37-40; João 13:34,35; 14:15; Gálatas 5:14; Tiago 1:22; 1 João 5:3, etc)

https://hinos.blog.terra.com.br/files/2010/05/bible.jpg

- “Levítico 25:18 E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra.

- “Mateus 22
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

- “João 13
34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”

- “João 14:15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.”

- “Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

- “1 João 5:3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;”

- “Gálatas 5:14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

1.1    FELIZES são todos aqueles que CONFIAM no SENHOR  (ou seja, que O TEMEM, e têm grande PRAZER em Seus MANDAMENTOS)  (cf Salmos 1:1,2; 84:11,12;  106:3;  112:1,2;  119:1-8;  128:1;   Provérbios 8:34,35;  16:20; 28:14,  João 14:21, etc)

- “Salmo 112:1 LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.”

- “Salmo 84
11 Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
12 SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.”

- “João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

è Crer e Observar - (Trust and Obey)
Letra:  John H. Sammis
Música:  Daniel Brink Towner

• Inglês

https://www.cyberhymnal.org/htm/t/r/trstobey.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/337.html

https://www.biblestudycharts.com/SH_Trust_and_Obey.html

https://www.a-voice.org/songbook/ins402.htm

1. When we walk with the Lord in the light of His Word,
What a glory He sheds on our way!
While we do His good will, He abides with us still,
And with all who will trust and obey.

Refrain

Trust and obey, for there’s no other way
To be happy in Jesus, but to trust and obey.

2. Not a shadow can rise, not a cloud in the skies,
But His smile quickly drives it away;
Not a doubt or a fear, not a sigh or a tear,
Can abide while we trust and obey.

3. Not a burden we bear, not a sorrow we share,
But our toil He doth richly repay;
Not a grief or a loss, not a frown or a cross,
But is blessed if we trust and obey.

4. But we never can prove the delights of His love
Until all on the altar we lay;
For the favor He shows, for the joy He bestows,
Are for them who will trust and obey.

5. Then in fellowship sweet we will sit at His feet.
Or we’ll walk by His side in the way.
What He says we will do, where He sends we will go;
Never fear, only trust and obey.

• Iorubá (*): https://www.cyberhymnal.org/non/yo/sagbekel.htm

1. Gba t’a b’Oluwarin ninu ‘mole oro re,
Ona wa yio ti ma mole to!
Gba t’a ban se’fe Re, on y’o ma ba wa gbe,
At’ awon t’o ba gbeke won le.

Egbe

Sa gbekele, ona miran kosi
Lati layo n’nu Jesu, jupe k’a gbekele.

2. Ko s’ohun to le de, loke tabi nile
Tole ko agbara re l’oju;
Iyemeji a’teru, ibanuje, ekun
Kole duro b’a ba gbekele.

3. Ko s’eru t’ale ru, ko s’aro t’a le pin
Ti ki y’o san ere re fun wa
Kosi arokan mo, tabi ifajuro
Sugbon ibukun b’aba gbekele.

4. A ko le f’enu so b’ife re ti po to
Titi a o f’ara wa rubo
Aanu ti o nfihan, at’ayo t’o nfun ni
Je t’awon to ba gbeke won le.

5. Nibi ‘pade ayo ka joko ni ese Re.
Tabi kajo rin ni ona Re.
Oun to so la o se, ibi to wu la o lo;
Kosi beru, ka sa gbekele.

• Português - (Letra 1) - Hino nº 465 de Hinário para o Culto Cristão
Trad. Salomão Luiz Ginsburg

1.  Em Jesus confiar, Suas leis observar,
é trilhar um caminho de paz.
Satisfeitos, guardar o que Ele ordenar
alegria perene nos traz.

Refrão

Crer e observar  tudo quanto ordenar;
o fiel obedece ao que Cristo mandar.

2.  Ao andarmos com Deus, recebemos dos céus
direção e conforto sem par.
Nem tristeza, nem dor, nem a prova maior
poderão nossa fé abalar.

3.  Inefável prazer é Jesus conhecer,
e ser crente zeloso e leal.
Sua voz sempre ouvir, Suas ordens cumprir,
é ter bênção constante e real.

4.  Resolutos, Senhor, e com todo fervor,
os Teus passos queremos seguir,
Teus preceitos guardar, o Teu nome exaltar,
sempre a Tua presença sentir.

• Português (Letra 2)
Trad. do Inglês para o Português por Daniel Borges

1.  Com Jesus vou andar, Sua Palavra guardar,
Que alegria eterna me dá!
Eu vou obedecer, Ele em mim vai viver,
Vou com Ele pra sempre habitar.

Refrão

Crer e observar outro jeito não há
De viver com Jesus senão crer e observar.

2.  Nenhuma sombra surgir, do inimigo atacar,
Porque Cristo isso vai afastar;
Nem suspiro, nem dor, nem suspeita ou temor,
Com Jesus é nada enfrentar.

3.  Soberano Senhor, nosso fardo levou,
Ricamente nos abençoou;
Sua cruz observar, meus pecados pagar,
Ricas bênçãos se crer e observar.

4.  Sempre iremos provar, as delícias do amor;
Jesus Cristo é o nosso Senhor;
Sua graça sem par, alegria mostrar,
Para aqueles que crer e observar.

5.  Com apego e ardor, a Seus pés meu Senhor,
Ao Seu lado nós vamos andar.
Se disser eu farei, se enviar eu irei;
Nunca tema, só crer e observar.

• Português (Letra 3) - Hino nº 301 do Cantor Cristão

• Vídeo (1ª estrofe): https://www.youtube.com/v/siIkInpzJFE&hl=pt_BR&fs=1

1. Em Jesus confiar, sua lei observar,
oh! que gozo, que bênção, que paz!
Satisfeito guardar, tudo quanto ordenar,
alegria perene nos traz.

Refrão

Crer e observar tudo quanto ordenar;
o fiel obedece ao que Cristo mandar!

O inimigo falaz e a calúnia mordaz
Cristo pode desprestigiar;
nem tristeza, nem dor, nem a intriga maior
poderão ao fiel abalar.

2. Que delícia de amor, comunhão com o Senhor
tem o crente zeloso e leal;
o seu rosto mirar, seus segredos privar,
seu consolo constante e real.

3. Resolutos, Senhor, e com fé, zelo e ardor,
os teus passos queremos seguir;
teus preceitos guardar, o teu nome exaltar,
sempre a tua vontade cumprir.

(*) Iorubá: https://www.cyberhymnal.org/non/yo/sagbekel.htm

https://hinos.blog.terra.com.br/wp-content/themes/iron_pt/ico_hoja.gif criado por sogcruz    https://hinos.blog.terra.com.br/wp-content/themes/iron_pt/ico_clock.gif 16:28:55 — Arquivado em: OBEDIÊNCIA e SUBMISSÃOPALAVRA DE DEUS - (WORD OF GOD) — Editar

Comentários (0)

2/3/08

1.   O CRISTÃO DEVE SEGUIR A CRISTO (cf Marcos 8:34;  10:21; Mateus 16:24-28;  Marcos 8:34;  Lucas 9:23;  João 10:27…)

https://hinos.blog.terra.com.br/files/2008/09/cross1121.jpg

- “Mateus 16:24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;”

- “Marcos 10:21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.”

- “João 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;”

1.1   A Vida Exemplar Cristã  (Hebreus 12:1,2; 1 Pedro 2:18-25):

- “1 Pedro 2:21 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” 

- “Hebreus 12
1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.”

è Por Onde Me Conduzir - (Wherever He Leads I Will Go)
Letra & Música:  B. B. McKinney
Port. Paulo de Tarso da Cunha

• Inglês

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/351.html

https://www.biblestudycharts.com/SH_Where_He_Leads_I_Will_Go.html

https://home.fuse.net/rust/130.html

https://www.a-voice.org/songbook/ins040.htm

• Vídeos:

a) https://www.youtube.com/v/Jt84Bjctmh8&hl=pt_BR&fs=1

b) https://www.youtube.com/v/i9I49NrvG0o&hl=pt_BR&fs=1

c) https://www.youtube.com/v/ci5MjqiD-Ag&hl=pt_BR&fs=1

1. “Take up thy cross and follow Me,” I heard my Master say;
“I gave My life to ransom thee, Surrender your all today.”
Wherever He leads I’ll go, Wherever He leads I’ll go,
I’ll follow my Christ who loves me so, Wherever He leads I’ll go.

2. He drew me closer to His side, I sought His will to know,
And in that will I now abide, Wherever He leads I’ll go.
Wherever He leads I’ll go, Wherever He leads I’ll go,
I’ll follow my Christ who loves me so, Wherever He leads I’ll go.

3. It may be thru’ the shadows dim, Or o’er the stormy sea,
I take my cross and follow Him, Wherever He leadeth me.
Wherever He leads I’ll go, Wherever He leads I’ll go,
I’ll follow my Christ who loves me so, Wherever He leads I’ll go.

4. My heart, my life, my all I bring To Christ who loves me so;
he is my Master, Lord, and King, Wherever He leads I’ll go.
Wherever He leads I’ll go, Wherever He leads I’ll go,
I’ll follow my Christ who loves me so, Wherever He leads I’ll go.

• Português

1.  “Ó, toma a cruz e segue-me”, ouvi Jesus dizer;
“P’ra te salvar, na cruz morri; entrega-te hoje a mim.”

Refrão

Por onde me conduzir, por onde me conduzir,
a Cristo, o Mestre irei seguir, por onde me conduzir.

2.  Mui perto, ao lado de Jesus, desejo sempre andar;
O Seu querer executar, por onde me conduzir.

3.  Em sombra ou luz, seja onde for, a Cristo irei seguir.
Na terra, aqui, ou no porvir, por onde me conduzir.

4.  Meu ser e meu amor darei a Cristo, meu Senhor.
Ele é meu Salvador e Rei, por onde me conduzir.

https://hinos.blog.terra.com.br/wp-content/themes/iron_pt/ico_hoja.gif criado por sogcruz    https://hinos.blog.terra.com.br/wp-content/themes/iron_pt/ico_clock.gif 23:15:26 — Arquivado em: OBEDIÊNCIA e SUBMISSÃO — Editar

Comentários (0)

6/2/08

1. SUBMISSÃO À PALAVRA DE CRISTO (João 8:31,32,36)

https://hinos.blog.terra.com.br/files/2008/08/jesus-seguir-a-jesus-follow11.jpg
Seguir a Jesus - (Follow Jesus)

- “João 8
31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

1.1 Frise-se que Cristo deixou-nos exemplo,  para que seguíssemos as suas pisadas, conforme 1 Pedro 2:21:

- “1 Pedro 2:21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

1.2 Portanto,   devemos ser SUBMISSOS  à Sua PALAVRA,  que, por sinal:

1.2.1  Gera CONHECIMENTO DA VERDADE

1.2.2 Tem como resultado LIBERTAÇÃO DO PECADO

1.3 Em assim sendo, “… conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor…”, conforme Oséias 6:3a

è Sempre Seguirei a Cristo - (Follow On) 
Letra:  William O. Cushing
Port. Henry Maxwell Wright, estribilho
David William Hodges, estrofes
Música:  Robert Lowry

• Inglês

https://www.cyberhymnal.org/htm/f/o/followon.htm

https://hymnal.calvarybaptistsv.org/231.html

https://www.a-voice.org/songbook/ghf398.htm

1. Down in the valley with my Savior I would go,
Where the flowers are blooming and the sweet waters flow;
Everywhere He leads me I would follow, follow on,
Walking in His footsteps till the crown be won.

Refrain

Follow! follow! I would follow Jesus!
Anywhere, everywhere, I would follow on!
Follow! follow! I would follow Jesus!
Everywhere He leads me I would follow on!

2. Down in the valley with my Savior I would go,
Where the storms are sweeping and the dark waters flow;
With His hand to lead me I will never, never fear,
Danger cannot fright me if my Lord is near.

3. Down in the valley, or upon the mountain steep,
Close beside my Savior would my soul ever keep;
He will lead me safely in the path that He has trod,
Up to where they gather on the hills of God.

• Português

1.  Ao vale calmo irei tranqüilo com Jesus,
Onde as flores brotam, a levar minha cruz.
Por qualquer lugar eu seguirei meu Salvador,
Protegido pelo Seu eterno amor.

Sempre, sempre seguirei a Cristo;
Seja por onde for, eu O seguirei.
Sempre, sempre seguirei a Cristo;
Seja, pois, por onde for, O seguirei.

2.  Ao vale escuro irei tranqüilo com Jesus,
Onde as tempestades sempre encobrem a luz.
Minha mão na Sua, eu prossigo sem temor;
Com Jesus ao lado eu ando com vigor.

3.  Por onde quer que for, Jesus, te seguirei;
entoando alegres melodias irei.
Teu caminho em segurança sempre vou trilhar,
E, por fim, irei entrar no céu, meu lar.

https://hinos.blog.terra.com.br/wp-content/themes/iron_pt/ico_hoja.gif criado por sogcruz    https://hinos.blog.terra.com.br/wp-content/themes/iron_pt/ico_clock.gif 13:24:55 — Arquivado em: OBEDIÊNCIA e SUBMISSÃO — Editar

Comentários (0)

1/2/08

1.   DEVEMOS SEGUIR A JESUS CRISTO, SALVADOR, SENHOR  E MESTRE (João 10:1-21;   Marcos 10:38;  1 Pedro 2:21, etc)

https://hinos.blog.terra.com.br/files/2010/05/05_08_75-three-crosses_web1.jpg

- “João 10
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.

- “1 Pedro 2:21 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

1.1 Contudo, vale lembrar, ainda, as palavras de Jesus neste sentido:

- “Mateus 10
37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”

1.2 Assim, faz-se necessário refletirmos sobre a seguinte pergunta da Mestre:

- “Marcos 10:38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?”

1.2.1 Que resposta, pois, daremos ao referido questionamento? Seguiremos, verdadeiramente, ao Mestre?

è “Seguireis?”, Pergunta o Mestre - (Are Ye Able?)
Letra: Earl Bowman Marlatt
Port. Joan Larie Sutton
Música: Harry Silvernale Mason

• Inglês

https://www.cyberhymnal.org/htm/a/r/aryeable.htm

https://www.hymnsite.com/lyrics/umh530.sht

• Vídeos:

a) https://www.youtube.com/v/Q2SDJfrmuSA&hl=pt_BR&fs=1

b) https://www.youtube.com/v/pwr–hj1hUo&hl=pt_BR&fs=1

1. “Are ye able,” said the Master,
“To be crucified with Me?”
“Yea,” the sturdy dreamers answered,
“To the death we follow Thee.”

Refrain

Lord, we are able. Our spirits are Thine.
Remold them, make us, like Thee, divine.
Thy guiding radiance above us shall be
A beacon to God, to love and loyalty.

2. Are you able to relinquish
Purple dreams of power and fame,
To go down into the Garden,
Or to die a death of shame?

3. Are ye able, when the anguish
Racks your mind and heart with pain,
To forgive the souls who wrong you,
Who would make your striving vain?

4. Are ye able to remember,
When a thief lifts up his eyes,
That his pardoned soul is worthy
Of a place in paradise?

5. Are ye able when the shadows
Close around you with the sod,
To believe that spirit triumphs,
To commend your soul to God?

6. Are ye able? Still the Master
Whispers down eternity,
And heroic spirits answer,
Now as then in Galilee.

• Português

1. “Seguireis?”, pergunta o Mestre,
“o caminho desta cruz?”
Respondemos com firmeza:
Seguiremos, sim, Jesus.

Refrão

Sim, seguiremos teus passos, Senhor,
na vida ou morte, por onde for.
O compromisso contigo, ó Jesus,
é sermos fiéis, andando em Tua luz.

2.  “Seguireis?”, ainda o Mestre
nos pergunta com dulçor.
Novamente asseguramos:
Seguiremos, ó Senhor!

Contato

HINOS EVANGÉLICOS (GOSPEL HYMNS) sogcruz@terra.com.br